Sobre o Projeto de Pesquisa

Quero compartilhar com vocês de minha inquietação: não pensei que a construção de um projeto de pesquisa fosse tão trabalhoso. UFA!
Acho extremamente importante organizar meus "passos" e as "descobertas" que irei fazendo durante sua confecção. Porém tenho que arranjar tempo hábil para leitura dos textos!


Primeiramente, escolhi a área de Novas Tecnologias, porque acredito é um grande contributo ao processo educativo. O tema - Blogs e sua contribuição como recurso pedagógico - foi porque num curso que fiz  pelo CECIERJ (à distância) experimentei a prática de uso dos Blogs e também do Googledocs. 
Acho que estas ferramentas podem ser utilizadas (e bem) como auxílio na construção de atividades coletivas. 
A meu ver, o Blog, pode ser sim uma estratégia  dentro do processo ensinoaprendizagem, pois podemos visualizar a edição de atividades colaborativas e ao mesmo tempo, discutir sobre os temas abordados, pesquisar, etc. 
Portanto, pensei demonstrá-lo em minha pesquisa (já havia mencionado quando da minha arguição).



SOARES, Magda. Novas práticas de Leitura e Escrita: Letramento na CiberculturaEduc. Soc., Campinas, vol. 23, n.81, p. 143-160, dez. 2002.

A autora coloca que:
- há uma diversidade de ênfases na caracterização do fenômeno (letramento), devido a imprecisão dentro da literatura educacional brasileira quanto à sua conceituação, já que o termo é relativamente novo nas áreas de letras (p. 144).
- Da conceituação de Letramento dada por Kleiman, ela o define como estado ou condição de indivíduos ou de grupos sociais de sociedades letradas que exercem efetivamente as práticas sociais  e leitura e escrita, participam competentemente de eventos de letramento. (p. 145)
- Com o advento das TICs, na sociedade atual (moderna), ela visualiza que surge uma nova modalidade: o letramento na cibercultura - as práticas de leitura e escrita digitais –, para isto é necessário, de acordo com a autora captar o estado ou condição diferente daquele a que conduzem ao letramento na cultura do papel. (p.146) 
- Daí ela define letramento digital como “certo estado ou condição que adquirem os que se apropriam da nova tecnologia digital e exercem práticas de leitura e de escrita na tela diferentes do estado ou condição – do letramento – dos que exercem práticas de leitura e de escrita no papel” (p. 151).
- Partindo dessa definição e das reflexões feitas no texto sobre leitura e escrita na cibercultura, a autora sugere que se “pluralize a palavra letramento e se reconheça que diferentes tecnologias de escrita criam diferentes letramentos” (p. 155). Indica, em seguida, que essa necessidade de pluralização da palavra letramento já vinha sendo reconhecida internacionalmente, citando outros autores (p. 156).
A meu ver letramento digital como o conjunto de elementos (ou será competências) necessárias para que uma pessoa (indivíduo) entenda e utilize as informação (talvez criticamente), originada de diversas fontes e que se apresentam por meio do computador (internet), sendo capaz de atingir seus objetivos, muitas vezes compartilhados social e culturalmente.

- Nas págs. 149 e 150, a autora menciona sobre os  “Espaços da escrita” , na qual menciona que com o computador surge um novo espaço de escrita – a tela, onde pode se condicionar os gêneros e usos de uma determinada escrita; as relações entre escritor e leitor , entre escritor e texto. Achei interessante esta parte. Creio quem vai criar um texto na tela, se vê num espaço diferenciado, um lugar que têm infinitas possibilidades e ao mesmo tempo está restringido a só ao espaço dela. E daí: como utilizar a expressão escrita no ensino de línguas estrangeiras nesse novo espaço virtual? (Falar com a prof. Adriana)
Ela menciona 2 textos do autor Pierre Lévy–  “As tecnologias da inteligência” e “Cibercultura”. (Será que é necessário lê-los???) (Falar com a prof. Adriana)

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O meu (ante) pré-projeto de pesquisa foi apresentado em Maio para a turma e o prof. Antonio, porém não tinha uma idéia fechada de como desenvolvê-lo.
Em 12 Julho, apresentei minha 2ª versão do meu pré-projeto de pesquisa (ainda não muuuito fechado) na aula do prof. Antonio, (sem a alteração que o prof. Leandro sugeriu):
https://docs.google.com/present/edit?id=0AV_x0uhgm9YXZGNkamJuZHJfMGRtdngyNWZx&hl=pt_BR
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Texto disponível em: http://es.wikipedia.org/Wiki/Blog (acessado em Maio/2011 - O texto (em espanhol) explica o que é um Blog de maneira bem simples. Traz sua conceituação, história de sua evolução e suas aplicações em diversas áreas. O interessante foi saber que a tradução de Blog é Bitácora.

GARCÍA ESCORCHE, A. A. Aproximación al uso del Blog como recurso de enseñanza y aprendizaje. Disponível em: http://pt.scribd.com/doc/270702/Blogs-para-enseñanza-y-aprendizaje  (acesso em Maio/2011)
O autor mostra sua experiência no uso dos Blogs e analisa qualitativamente o uso educativo desta  ferramenta. 
Texto bem simples que mostra alguns exemplos de projetos colaborativos que poderia utilizar como exemplo em minha pesquisa.