Eventos



Enfim, chegou o Congresso mais esperado do ano!
Sabia deste evento desde o ano passado e, portanto, programei minhas férias (10 dias) para participar com tranquilidade (e disposição).
Fiz minha inscrição no final do mês de Janeiro, bem antes de entrar na Pós-graduação.
Quando saiu a programação definitiva, já sabia as exposições que iria assistir, de acordo com o tema de minha pesquisa - a ferramenta da Web 2.0 - Blogs no ensino de LE.
Minha sorte: observei que teriam Sessões Coordenadas somente sobre "Las TICs". Estupendo!

Dia 19/Julho: Abertura
Infelizmente não pude ir, pois tive que levar minha filha ao médico.

Dia 20/Julho:
Na parte da manhã, assisti ao minicurso “Los gêneros textuales en la enseñanza del español a hablantes brasileiros com a prof. Terumi Koto Villalba, da UFPR.
Achei interessante a maneira como a prof. abordou o assunto e sua aplicação com seus alunos. Ela utilizou sequências didáticas e conseguiu que todo a turma interagisse no projeto, mesmo com níveis diferentes.
Será que este tipo de atividade serviria para meu projeto? O blog pode ser considerado um tipo de gênero textual ou uma plataforma de aprendizagem/ambiente, de interação, etc? Tenho que pensar sobre isto...
Na parte da tarde, assisti a apresentação da minha orientadora, prof. Adriana Ramos, na Sessão Coordenada pelo prof. Antonio “                                                . Ela apresentou a comunicação “La enseñanza del español/LE a alumnos brasileiros del Curso de Turismo: propostas de actividades”.  Na exposição, mostrou a importância de articular os conteúdos formais/funcionais da língua espanhola e os conteúdos culturais de determinada região/país nas atividades propostas. Os alunos do Curso de Turismo poderiam interagir criando Blogs de viagens ou confeccionando um anúncio publicitário do lugar.
(É uma possível ideia para meu projeto)

Dia 21/Julho: Ha llegado el día de las TICs
Na parte da manhã, assisti a Mesa plenária “Identidade e ensino de línguas estrangeiras”, com a prof. Mª Teresa Celada e a prof. Marisa Grigoleto, ambas da USP.
À tarde, assisti a Sessão de Comunicações coordenada pela profª. Cristina Vergnano Junger - "Tecnologias da Informação e Comunicação e ensino de Espanhol: a compreensão como base do processo".
Meu objetivo nesta sessão era conhecer o trabalho da prof. Andrea Galvão, cuja comunicação - Os blogs no ensino-aprendizagem de E/LE - coincidia com o tema do meu projeto de pesquisa.
A exposição foi rápida por causa do tempo e o objetivo principal do trabalho era discutir o uso dos blogs como ferramenta para o desenvolvimento da compreensão leitora no ensino-aprendizado de E/LE e para isso mostrou alguns exemplos de atividades didáticas.
Depois da sessão, pude conversar com a prof. Andrea e ela disse que esta exposição era um extrato de sua dissertação de Mestrado defendida na UERJ. Falei do meu projeto e perguntei se poderia entrar em contato,   via e-mail, o que fui prontamente atendida. 
(Havia outra sessão coordenada concomitante a esta - comunicação da prof. Charlene, porém tive que optar)


No dia 22/Julho:
Na parte da tarde, assisti outra Sessão de Comunicações, desta vez Individuais - "As TICs e o ensino de E/LE", coordenada pela prof. Cely Viana (IFBA).
A prof. Cely mostrou um projeto de intercâmbio virtual, por intermédio de um Blog, entre seus alunos do curso técnico do IFBA e alunos de um Colégio em Buenos Aires/Argentina, com a prof. Karina. O projeto está tendo um resultado excelente. A Comunicação chamava-se "El Blog de intercambio entre estudiantes de Salvador y Buenos Aires: una experiencia de enseñanza e aprendizaje".
Depois da apresentação, conversei com ela sobre meu projeto. Ela deu-me o link do Blog para o visitasse.
O interessante do  Blog são as trocas de mensagens dos alunos das duas instituições, pois praticam a expressão escrita e também a cultura.
A 2ª apresentação foi de um jovem professor chamado Jocélio com a comunicação intitulada: "El uso de las redes sociales y las nuevas tecnologías en la enseñanza de E/LE en la escuela primária: una experiencia  inolvidable", na qual mostrou sua experiência com o ensino de E/LE aos alunos do EF1 de uma escola particular em /Paraíba. Ele faz uso de várias ferramentas como estratégia/recurso de ensino da língua espanhola e que está dando muito certo.
=========================================================================
Fotos para relembrar este evento tão maravilhoso!!!

Este foi considerado o maior Congresso Nacional de Professores de Espanhol já realizado no Brasil, não só pelo nº de inscritos, mas também pelo de trabalhos apresentados.
(E eu não poderia perder por nada neste mundo!!!)

Minha colega profa.Carla Senra e eu no Stand da Santillana

                   Minhas colegas profas.Rosângela, Mirian e eu junto às profas. Vera Lúcia Sant'anna,
                                      Del Carmen Daher (uma das organizadoras do evento)